n. 19 (03/2016)
DOCUMENTÁRIO NA PRIMEIRA PESSOA
Documental en primera per
sona | First-person documentary | Documentaire à la première personne

DOI: 10.20287/doc.d19

rr
Gipsofila (2015), Margarida Leitão

EDITORIAL
Editorial | Editor's note | Éditorial

Documentário na primeira pessoa
---
> Marcius Freire, Manuela Penafria

DOSSIER TEMÁTICO
Dossier temático | Thematic dossier | Dossier thématique

Um olhar sobre Elena: a encenação que se desdobra
---> Suéllen Rodrigues Ramos da Silva & Luiz Antonio Mousinho

La présence graduelle du sujet autobiographique: les multiples je de Raymond Depardon
---> Camille Bui

Autobiografia "não-autorizada": por uma experiência limiar no documentário na primeira pessoa
---> Roberta Veiga

Récits d'Ellis Island: um olhar subjetivo a partir da memória do outro
---> Tatiana Barbosa Cavalari

Paragens e passagens: a autobiografia para além da primeira pessoa em E agora? Lembra-me
---> Mariana Duccini Junqueira da Silva

Ensaiar a si mesmo: autorretrato e multidão em News from home e Lost book found
---> Tatiana Hora

ARTIGOS
Artículos | Articles | Articles

Do encontro previsível à cena revigorada – a entrevista no documentário contemporâneo (parte 1)
---> Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues

Arthur Omar, Congo e o antidocumentário: mediações e crise na representação
---> Gilberto Alexandre Sobrinho

O design sonoro de material de arquivo na representação do horror trágico: uma análise de México (2002), de Alejandro González-Iñarritu
---> Tatiana Aneas & Guilherme Maia

Identidade e memória nos documentários da TV OVO: a ressignificação local em projetos de comunicação comunitária
---> Neli Fabiane Mombelli & Cássio dos Santos Tomaim

Mujeres en venta (2015) y (des)Iguales (2015-2016): un análisis crítico de dos propuestas de documentales transmedia
---> Lucas Durr Missau

Olhe pra mim de novo: um road movie documental sobre diversidade cultural/sexual
---> Wilton Garcia

Cinema and its ability to represent a staged reality
---> Carlos Ruiz Carmona

Uma análise sobre o documentário performático no filme Terra deu, terra come
---> Rafael Valles

Voz e autorrepresentação Mbya-guarani: uma análise do documentário Mokoi Tekoá Petei Jeguatá: duas aldeias, uma caminhada
---> Mauren Pavão Przybylski, Francisco Gabriel Rêgo & Priscila Cardoso de Oliveira Silva

Observação documental – O registro imagético e sonoro da vivência nas escadarias do centro do Porto
---> Ana Clara Nunes Roberti & Daniel Brandão

LEITURAS
Lecturas | Readings | Comptes rendues

Teresa Noll Trindade, Documentário e mercado no Brasil: da produção à sala de cinema

---
> André Gatti

Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos
---> Gabriela Machado Ramos de Almeida

ANÁLISE E CRÍTICA DE FILMES
Análisis y crítica de películas | Analysis and film review | Analyse et critique de films

Família centro do mundo, descida ao inferno, renascimento e queda: o imaginário movido pelo rockumentary Cobain: Montage of Heck
---
> Danilo Fantinel

Taxi, de Jafar Panahi: o realizador diante do dispositivo fílmico
---
> Renata Ferraz

Gipsofila e a genealogia de um gesto
---> Luís Mendonça

Arquivos, filmes de família e autobiografia em Santiago (2007), de João Moreira Salles
---> Luíza Alvim & Jean Costa

Terra deu, terra come: a profanação do dispositivo fílmico por meio do cinema documentário
---> Kamyla Faria Maia

ENTREVISTA
Entrevista | Interview | Entretien

Stories for social change in Hong Kong: an interview with the makers of exodus of nowhere
---> Anneke Coppoolse

DISSERTAÇÕES E TESES
Disertaciones y tesis | Theses | Thèses

Ensaio, montagem e arqueologia crítica das imagens: um olhar à série História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard
---> Gabriela Machado Ramos de Almeida

O ovo da serpente, o mito do golpe de Estado positivo e a queda: do documentário histórico ao imaginário antropológico da ditadura militar brasileira
---> Danilo Fantinel

Topografia da memória: reminiscências poéticas em Diário de Sintra
---> Cristiane Moreira Ventura

Festival enquanto festa e dispositivo nos processos de visibilidade do cinema documentário brasileiro pós-retomada: o estudo do caso “É Tudo Verdade" (Brasil, 1966-2010)
---> Kamyla Faria Maia

Comunicación comunitaria y metodologías de realización audiovisual en Brasil y Argentina
---> Ana Lúcia Nunes de Sousa


VERSÃO INTEGRAL (pdf)
Versión integral (pdf) | Full version (pdf) | Versión intégrale (pdf)