NORMAS DE PUBLICAÇÃO

A Revista Doc On-line tem periodicidade semestral, sendo formada por dois Editores e um Conselho Editorial e possui um Editorial e secções permanentes. A temática para cada número da Revista é da responsabilidade dos Editores podendo, também, resultar de propostas enviadas aos mesmos pelos membros do Conselho Editorial.

Secções permanentes:
- Dossier temático
- Artigos
- Análise e crítica de filmes
- Leituras
- Entrevistas
- Dissertações e Teses



O Editorial é redigido pelos Editores da Revista Doc On-line ou por um ou mais membros do Conselho Editorial. As restantes secções destinam-se à publicação de trabalhos em resultado da chamada geral e/ou por convite dos Editores a um ou mais autores.

Os proponentes deverão enviar os seus trabalhos em formato Word, página A4, com espaço e meio, tamanho 12 e em Times New Roman. A publicação no site será em formato pdf. A transposição de Word para pdf fica a cargo do Labcom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades (UBI) onde se encontra alojada a Revista Doc On-line.

Doc On-line publica em Português, Castelhano, Inglês e Francês. Todos os artigos terão um resumo nessas 4 línguas. Os artigos escritos em língua portuguesa deverão adotar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em caso de dúvida, é favor consultar os seguintes sites:

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora

Doc On-line é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, para todos os usuários. Os mesmos podem ler, baixar, copiar, distribuir,
imprimir, pesquisar ou fazer um link para o texto completo dos artigos desta revista sem pedir permissão prévia aos editores ou aos autores. Tal procedimento está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI (Budapest Open Access Initiative).

Ao submeter um artigo, os autores concordam que os direitos do seu trabalho são concedidos à Doc On-line.

Ao submeter um artigo à DOC On-line, confirma que é autor e possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e não foi publicado anteriormente e que concorda com os termos de licenciamento.
A DOC On-line apenas publica conteúdo original e os autores são responsáveis por verificar a inexistência de plágio, incluindo o auto-plágio assim como a não publicação anterior.

A obtenção de autorização para publicação de qualquer tipo de imagens ficará a cargo dos autores dos trabalhos submetidos à DOC On-line.

Após publicação na DOC On-line os autores poderão republicar o seu trabalho desde que refiram claramente a primeira publicação na DOC On-line.

SECÇÕES:

1) Dossier temático e Artigos

Os artigos deverão ter entre 10 a 25 páginas. O número de páginas não inclui bibliografia, filmografia e anexos. Consulte: Normas de publicação.

Os artigos no âmbito da temática proposta para cada uma das edições Doc On-line são publicados na secção "Dossier temático". Para além dos artigos temáticos, a DOC On-line publica artigos fora de cada uma dessas temáticas, na secção "Artigos".

Para as secções "Dossier temático" e "Artigos", os artigos submetidos serão primeiramente avaliados pelos Editores que solicitarão uma avaliação a, pelo menos, um membro do Conselho Editorial. A DOC On-line utiliza o procedimento double blind peer review, segundo o qual os membros do Conselho Editorial não terão acesso ao nome dos autores dos artigos e, de igual modo, os autores não terão acesso ao nome do membro do Conselho Editorial que avalia os seus artigos.

Prioridade será dada, nestas secções, a artigos de doutores e doutorandos. No caso de artigos em co-autoria, para fins de publicação, os Editores poderão alterar a ordem do nome dos autores.

2) Análise e crítica de filmes
Os textos deverão ter cerca de 10 páginas A4 e serem mais centrados na análise (descrição de partes dos filmes) e crítica (juízos de valor). A respeito dos filmes sujeitos a análise e/ou crítica, deverão ser enviados os seguintes dados: título do filme, realizador, país, ano e ficha técnica. Esta secção é avaliada pelos Editores.

3) Leituras
Esta secção pretende divulgar recensões críticas a livros ou artigos em suporte papel ou digital que tenham como tema, no seu todo ou em parte, o documentário. Para além da recensão, deverão ser enviados os seguintes dados: autor, título do livro, cidade, editora, ano e ISBN. Esta secção é avaliada pelos Editores.

4) Entrevistas
Aceitam-se entrevistas inéditas a individualidades cuja actividade principal esteja de algum modo ligada ao documentário. Para além da entrevista em si, deverão ser enviados os seguintes dados: nome do entrevistado, data e local da entrevista. Esta secção é avaliada pelos Editores.

5) Dissertações e Teses
Pretende-se o envio de resumos de Dissertações e Teses defendidas que tenham como tema, no seu todo ou em parte, o documentário. Deverão ser enviados os seguintes dados: nome do autor, título da Dissertação ou Tese, instituição, orientadores, ano, palavras-chave e o respectivo resumo. Esta secção é avaliada pelos Editores. Consulte: Dissertações e teses.

Contacto dos Editores e informação adicional

marcius.freire@gmail.com | manuela.penafria@gmail.com

Qualquer dúvida referente às Normas de Publicação será respondida pelos editores da Doc On-line.